Slogan-revelação

Vídeo chamadas, tela retina, gravação e edição de vídeo em HD e multi-tarefas. São essas as características do novo iPhone 4. Novo mesmo?

A escolha pelo slogan “This changes everything… again.” (isso muda tudo, de novo) apenas nos demonstra o verdadeiro papel da indústria do consumo: a venda de produtos, de idéias, de status. Porém, temos um ponto importantíssimo a avaliar: todos os produtos que são lançados já vem por si só, obsoletos.

Fato que incia-se a partir da Revolução Industrial, onde a fabricação de produtos em série necessitou cada vez mais de consumidores. Afinal, se todos já haviam adquirido tal objeto, a indústria precisava de uma estratégia. E ela foi lançada no imaginário das pessoas, que ficam eternamente na busca do “novo”, do “atualizado”, e na construção dos próprios produtos, que passaram a ter “prazo de validade”.

As vezes pensamos “mas por que este produto já não foi fabricado com uma câmera?”. Eis a resposta: as empresas detém a tecnologia por um prazo de mais ou menos 10 anos. Se a tecnologia está sendo lançada, é porque já está obsoleta, e dali 6 meses irá ocorrer um novo lançamento.

A mudança nas características físicas e tecnológicas dos produtos geram um ciclo de compra para a marca, uma vez que a cada lançamento o consumidor sentir-se-á frustrado por estar desatualizado e irá adquirir a suposta novidade. Para aqueles que não se importam, não se preocupem: em um determinado prazo de tempo o produto irá apresentar algum defeito, instigando a sede pelo brand new.

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